Três mil mundos num único instante é uma revelação do Buda Tiantai, China, século VI, obtida a partir do Sutra de Lotus, e ilustra o constante dinamismo e conexão cósmica da vida. A conta dos três mil mundos começa na multiplicação dos Dez Estados da Vida (Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade, Alegria, Erudição, Bodisatva e Buda) pelos mesmos Dez Estados, ou seja, cada estado contém os outros dez (possessão mútua dos Dez Mundos).
Estes cem mundos contem os Dez Fatores da Vida (Aparência, Natureza, Entidade, Poder, Influência, Causa Inerente, Causa Externa, Efeito Latente, Efeito Manifesto, Consciência do Princípio ao Fim), totalizando mil mundos. Cada um dos mil mundos contém as três verdades: Verdade da Não-Substancialidade, Verdade da Existência Temporária e Verdade do Caminho do Meio.
Não é necessário decorar isto, apenas compreender o poder ilimitado do movimento ininterrupto e interligado de todos os Estados, Fatores e Verdades a todo instante, o que trás desafios constantes e permite a iluminação da revolução humana a qualquer tempo.
(Ricardo Ramalho - fonte: Síntese do Budismo, Ed Brasil Seikyo)
No comments:
Post a Comment