O Nam-Myoho-Rengue-Kyo é o grande mantra, um instrumento de iluminação do Budismo Nichiren. Foi declamado pela primeira vez em 1253 por Nichiren Daishonin.
Deve ser recitado diariamente, a noite e de manhã, diante do altar onde está afixado o Gohonzo.
O Gohonzo é um objeto sagrado do Budismo Nichiren, é uma espécie de papiro onde estão inscritas as leis místicas incluindo o Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Quem redigiu o Gohonzo foi o próprio Nichiren. Todo praticante tem um Gohonzo original em casa. Falaremos mais sobre ele noutro post.
Nam-Myoho-Rengue-Kyo (NMRK) é repetido incontáveis vezes como uma oração, que pode durar poucos minutos ou muitos minutos, dependendo da experiência e vontade do budista. É declamado de frente para o Gohonzon, com as mãos unidas na altura do queixo, em tom alegre e vigoroso "mas sem incomodar os vizinhos" :)
A mantra é um poema religioso que conforme é repetido coloca o praticante num estado de meditação. Toda meditação é benéfica por sí só, mas o mantra Nam-Myoho-Rengue-Kyo (NMRK) tem uma força adicional ilimitada, por conter a lei mística da causa e efeito. A lei da causa e efeito é um conceito da tradição budista que diz que todas as pessoas são responsáveis pelo que lhes acontece de bom, ou de mau. É um princípio ao mesmo tempo libertador e de atribuição de responsabilidade. Embora a vida traga situações alheias a nossa vontade, cabe a cada um de nós escolher a forma de atuar sobre estes contextos. A lei da causa e efeito esclarece que o destino está em nossas próprias mãos. O NMRK é a própria manifestação do estado de consciência sobre a prosperidade e iluminação que está ao alcance de todos.
A simplicidade do Budismo Nichiren é extraordinária, o exercício deste mantra é uma peça muito simples e fundamental da prática.
Neste link do blog você pode acessar mais videos sobre o mantra.
http://budismointernacional.blogspot.com.br/2017/08/os-primeiros-passos-do-budismo-nichiren.html
Ricardo Ramalho
No comments:
Post a Comment