Wednesday, June 6, 2018

Glossário da BSGI :)

O site de comunicação da BSGI, o Seikyo Post, tem um belo glossário de termos budistas. http://www.seikyopost.com.br/budismo/glossario

A organização usa informalmente outros termos oriundos do Japão, que foram usados pelos primeiros praticantes de São Paulo, muitos deles de origem japonesa. Não é preciso decorar estes nomes, é só uma curiosidade :) Todas as funções são voluntárias. Agradeço a Julio Cesar e Luiz Zeidan pelas informações.

Hantyo: é o Responsável de Bloco, que abrange geralmente de 07 a 15 Famílias. É o nível de base onde as principais atividades da BSGI se realizam.

Tikubutyo: é o Responsável de Comunidade. Cada Comunidade pode abranger 02 ou mais Blocos. Geralmente a Comunidade tem o mínimo de 25 famílias. A principal função dos líderes de Comunidade é apoiar a realização das atividades nos Blocos.

Mion Kai: pessoal de suporte técnico aos eventos,  mesa de som, luz, video.

Gajokai: homens da divisão de jovens, vestem paletó escuro e gravata e zelam pelas dependências do Centro Cultural.

Sokahans: vestem camisa polo azul clara e calça branca, fazem o receptivo de pessoas nos eventos, verificam convites, comparecimentos e movimentação de público das atividades.

Cerejeiras: grupo de mulheres que usam traje rosa e que dão suporte aos receptivo dos eventos como os Sokahans.

Sonembu: pessoa da divisão masculina senior

Thursday, April 12, 2018

Linhagem do Budismo Nichiren

Budismo Nichiren, século XIII Japão, vem dos legados de Denguio (Saicho), século VIII, Japão. Denguio era discípulo da escola Tiantai (Zhiyi), século VI China, naquela época a maior seita budista de fora da Índia, foram grandes estudiosos do Sutra de Lótus. Toda a linhagem tem como origem os ensinamentos do Buda Shakyamuni (Sidarta Gautama) século V, Índia, A.C.

Três Mil Mundos Num Único Instante

Três mil mundos num único instante é uma revelação do Buda Tiantai, China, século VI, obtida a partir do Sutra de Lotus, e ilustra o constante dinamismo e conexão cósmica da vida. A conta dos três mil mundos começa na multiplicação dos Dez Estados da Vida (Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade, Alegria, Erudição, Bodisatva e Buda) pelos mesmos Dez Estados, ou seja, cada estado contém os outros dez (possessão mútua dos Dez Mundos).
Estes cem mundos contem os Dez Fatores da Vida (Aparência, Natureza, Entidade, Poder, Influência, Causa Inerente, Causa Externa, Efeito Latente, Efeito Manifesto, Consciência do Princípio ao Fim), totalizando mil mundos. Cada um dos mil mundos contém as três verdades: Verdade da Não-Substancialidade, Verdade da Existência Temporária e Verdade do Caminho do Meio.
Não é necessário decorar isto, apenas compreender o poder ilimitado do movimento ininterrupto e interligado de todos os Estados, Fatores e Verdades a todo instante, o que trás desafios constantes e permite a iluminação da revolução humana a qualquer tempo.
(Ricardo Ramalho - fonte: Síntese do Budismo, Ed Brasil Seikyo)